terça-feira, 24 de abril de 2007

1. Redes e contextos de educação e formação na Sociedade da Informação

A utilização educacional da novas tecnologias de informação e comunicação surge através do desenvolvimento dos novos ambientes de educação, permitiram a formação das comunidades virtuais de aprendizagem que encontram um espaço adequado para a sua actividade na Web. Neste sentido, uma comunidade de aprendizagem desenvolve-se na sala de aula ou na Web quando todos os membros do grupo, incluindo o professor, se encontram envolvidos num esforço de conjunto construção da comunidade. A comunicação e os processos de interacção, bem como o acesso flexível à informação, são alguns aspectos das actividades organizacionais e de aprendizagem da comunidade virtual.
Nos ambientes colaborativos, a aprendizagem é orientada para o aluno, em vez de estar centrada no professor, e o professor de construção do conhecimento compreende a interacção entre pares, a avaliação e a cooperação, salientando a mudança do foco na interacção professor – aluno para as relações entre os membros do grupo, as quais funcionam como suporte social para o desenvolvimento dos esforços individuais. As novas comunidades da Web apresentam-se como centros de experiência, nos quais a aprendizagem não é separada da acção e o processo de aprendizagem é orientado não só para o aluno, mas também para a comunidade.
Referem que as comunidades de aprendizagem na Web são metáforas alternativas aos sistemas de ensino tradicionais, nos quais as perspectivas de desenvolvimento de métodos e estratégias universais, orientados para um ensino efectivo, sequencial e centralizado não conseguem promover a captura da essência do modelo de actividade proposta para o aluno nas abordagens construtivismo e da aprendizagem situada.
O modelo de organização e funcionamento das comunidades promove a criação e desenvolvimento da transmissão para os seus membros dos processos de orientação e controlo dos objectivos, métodos e estratégias de aprendizagem, transformando a comunidade virtual num sistema complexo e adaptativo, cuja primeira manifestação se realiza nas negociações da significação na aprendizagem e nos ajustamentos individuais e colaborativos na construção dinâmica das representações de conhecimento.
A natureza dos processos de interacção realizados na Web é favorável para o desenvolvimento das comunidades de aprendizagem, na medida em que o princípio da comunicação em rede não só suporta com eficiência o plano da dinâmica das interacções entre os seus membros, sem limites de tempo e distância, como também facilita a ocorrência dos processos comunicativos de natureza colaborativa de natureza no decurso das actividades e experiências na construção do conhecimento.
Dias, Paulo(2001). Comunidade de aprendizagem na Web. Inovação, 14(3),27-44

Nenhum comentário: