terça-feira, 24 de abril de 2007

3. Abordagens educacionais nas comunidades de aprendizagem em rede


A aprendizagem colaborativa é algo recente no meio académico, foi com o surgimento das tecnologias de informação e comunicação e consequentemente o avanço da Internet, contribuíram para o crescimento do ensino á distância no meio académico. As rápidas e profundas transformações sociais comandadas pelas tecnologias têm exigido das escolas novas posturas, novas metodologias, novas maneiras de ensinar, para que seja possível superar o modelo ultrapassado, que não atende mais ás expectativas dos alunos, tampouco da sociedade e do mercado de trabalho. O conceito de aprendizagem colaborativa ganhou maior importância nos anos 90, entre os professores do ensino superior.
Certos autores caracterizam a aprendizagem colaborativa como sendo uma estratégia de ensino-aprendizagem; para Araújo e Queiroz (2004), “…a aprendizagem colaborativa é um processo onde os membros do grupo ajudam uns aos outros para atingir um objectivo acordado…” Campos et al (2003) considera essa aprendizagem como “… uma proposta pedagógica na qual estudantes ajudam-se no processo de aprendizagem, actuando como parceiros entre si e com o professor, cm o objectivo de adquirir conhecimentos sobre um dado objecto. Alcântara e Cerqueira consideram que a aprendizagem colaborativa é um processo de reaculturação que ajuda os estudantes a se tornarem membros de comunidades de conhecimento cuja propriedade comum é diferente daquelas comunidades a que já pertence. Assume, portanto, que o conhecimento é socialmente construído e que a aprendizagem é um processo sociolinguístico.
A base da aprendizagem colaborativa está na interacção e troca entre os alunos, com o objectivo de melhorar a competência dos mesmos para os trabalhos cooperativos em grupo. Para que se trabalhe de maneira colaborativa com os alunos, é preciso ter em atenção a maneira que os professores e alunos possam: aprender a conhecer (relacionado ao prazer em descobrir, ter curiosidade); aprender a fazer, aprender a viver juntos (que diz respeito ao aprender compreender o outro) e a aprender a ser.
A aprendizagem colaborativa não depende da tecnologia para que possa ocorrer, mas a popularização da Internet e a utilização da mesma pode dar oportunidades para que se crie um tipo de ambiente colaborativo, oferecendo várias vantagens. Acredita-se que, aliada á aprendizagem colaborativa, a tecnologia possa potencializar as situações em que os professores e alunos pesquisem, discutam e construam individualmente e colectivamente seus conhecimentos. O computador pode ser considerado como um recurso para a aprendizagem colaborativa, pois além de servir das mais diversas actividades, pode ser um meio para que os alunos colaborem uns com os outros nas actividades em grupo.
Embora não se possa generalizar, em diversos cursos universitários não há espaço para o diálogo e o que ainda predomina é o ensino tradicional. Pesquisas apontam que para os dias actuais, restringir-se somente a esse tipo de ensino não se tem chegado a resultados satisfatórios.
Por isso, a necessidade de estar trabalhando num ensino inovador, com base num paradigma emergente que possa atender ás exigências do mercado de trabalho e sobretudo, ás necessidades da formação do aluno como cidadão.

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