terça-feira, 24 de abril de 2007

2. Democratização do acesso à informação e ao conhecimento: a educação na sociedade em rede

Com o aparecimento da Internet como novo meio de comunicação gerou uma enorme polémica nos novos padrões de interacção social. Vários estudos realizados por investigadores académicos mencionam que a expansão da Internet “está a conduzir a um isolamento social e a uma ruptura da comunicação social e da vida familiar” , abandonando a interacção pessoal cara a cara em espaços reais.
A Internet é fundamentalmente utilizada para o trabalho, a família e para a vida quotidiana dos utilizadores.
Segundo Howard, Rainie, Jones; Tracey e Anderson, o correio electrónico representa mais de 85% da utilização da Internet, estando relacionado com o trabalho, tarefas específicas, relações familiares e amigos da vida real.
No entanto, os jogos de pápeis (role playing) e a construção da identidade como base da interacção on-line constituem uma sociabilidade reduzida, sendo este tipo de actividade mais concentrada nos adolescentes. Isto acontece, porque os adolescentes encontram-se numa fase de descoberta da identidade e experimentação.
Um inquérito de Uslaner, menciona “que os utilizadores da Internet costumam ter uma rede de relações sociais mais ampla que os não utilizadores”.
Assim, segundo Di Maggio e outros, referem segundo diversos inquéritos de participação pública, que os utilizadores da Internet “lêem mais livros, assistem a mais acontecimentos artísticos, vão mais ao cinema, assistem a mais espectáculos desportistas e fazem mais desporto que os não utilizadores”.
Nos dias de hoje, o resultado da evolução das relações sociais na sociedade é o auge do individualismo em todas as manifestações.
Por exemplo, no contexto norte-americano as pessoas costumam ter muitos laços interpessoais, mas só meia dúzia são laços íntimos, referem Wellman e Giullia. Com isto, em média, conhecem menos de doze vizinhos e apenas tem uma relação reduzida com um deles.
Contudo, surge um novo sistema de relações sociais centrado no indíviduo, no qual Wellman chama de “comunidades personalizadas”, representando uma privatização da sociabilidade.

Assim sendo, na minha opinião a Internet é um meio para obter informações, para comunicar à distância, estabelecendo relações sociais e de um certo modo um individualismo.

Castells, Manuel (2004). A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

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