terça-feira, 24 de abril de 2007

4. Os processos colaborativos nas comunidades de aprendizagem em rede





As possibilidades de uso dos weblogs quer como ferramenta, quer como estratégia, ao dispor dos professores, formadores e e-tutores, visa conciliar algumas Teorias de Aprendizagem Cognitiva.

O que são Blogs?

"Blog" é uma abreviatura de weblog, termo que parece ter sido utilizado pela primeira vez em 1997 por Jorn Barger. Trata-se de uma página web que dispensa conhecimentos especiais de linguagem HTML e por isso a sua construção está acessível a qualquer indivíduo com conhecimentos básicos de processamento de texto. Supõe-se que seja actualizado frequentemente e pode conter em si imagens, textos ou apresentações multimédia, apresentados de forma cronológica.
Os utilizadores dos blogs podem optar por tornar o seu blog público ou privado, apesar de ser difícil garantir a privacidade de conteúdos que apesar de tudo se encontram na Internet.

O principal objectivo desta ferramenta é a facilitação da aprendizagem, através do desenvolvimento de competências associadas à pesquisa, selecção de informação, produção de texto escrito, reflexão, debate de ideias e domínio de diversos serviços e ferramentas web.
Segundo Gomes, 2005, os blogs poderão ser utilizados na educação como recurso ou como estratégia.
Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser:
- um espaço de acesso a informação especializada;
- um espaço de disponibilização de informação por parte do professor/formador.
Se optarmos por utilizar os blogs no âmbito de uma
estratégia pedagógica planeada, poderemos incentivar a criação de blogs que:
- constituam portfólios digitais;
- sejam um espaço de intercâmbio e colaboração;
- incorporem um espaço de debate e/ou role playing;
- constituam um espaço deintegração.
Tentando conciliar a autonomia do sujeito defendida por Piaget e a subordinação defendida por Vygotsky, podemos dizer que a aprendizagem se realiza em torno de três ideias fundamentais:
1. que o aluno/formando é responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem (o ensino é mediado) pela actividade mental construtiva do aluno/formando, ou seja, ele não é somente activo quando manipula, explora, pesquisa, inventa, mas também quando lê ou escuta as explicações do professor/formador);
2. a actividade mental construtiva do aluno/formando aplica-se a conteúdos que possuem um grau considerável de complexidade resultante de um certo processo de elaboração social;
3. o facto de a actividade construtiva do aluno/fomando se aplicar a conteúdos de aprendizagem pré-existentes condiciona o papel a desempenhar pelo professor/formador, o qual deverá criar condições que permitam ao aluno/formando desenvolver uma actividade construtiva rica.
O professor/formador pode neste caso, desempenhar o papel de “sujeito mais competente” para auxiliar e estimular as aprendizagens dos seus alunos/formandos. O professor oferece as orientações, os meios e os recursos, orienta nas dúvidas e dificuldades, acompanha os alunos/formandos no processo de construção do conhecimento


Um Caso Real

Teresa Sofia Pombo levou a cabo algumas experiências utilizando blogs como recurso pedagógico no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa em alunos do 8.º ano de escolaridade.
A primeira experiência em Junho de 2005 quando a autora criou o blog “A Biblogteca” (http://abiblogteca.blogspot.com).
Este espaço pretende ser um apoio às aulas de Estudo Acompanhado leccionadas pela autora.
Apresenta uma série variada de recursos como sugestões de leitura, videos e registos aúdio motivadores da leitura, ligações e sugestões de leitura na web ou textos realizados pelos alunos.
Este blog apresenta ainda outras ferramentas e utilidades como a possibilidade de comentário rápido através de e-mail ou mensagem aúdio, participação num mural de recados ou ligações para o site da escola, da biblioteca online ou de outros sites sobre a temática abordada.
Conclui a autora (Pombo, 2006) que a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação em geral e o recurso ao blog em particular “trazem, quer ao professor, quer ao aluno, um leque enorme de possibilidades de trabalho e estudo, bem como de aperfeiçoamento e divulgação do trabalho realizado”.


http://educivica.com.sapo.pt/EAT_Blogs.pdf

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